Gp de canadá 1984

Fórmula 1

Grande Prêmio do Canadá

Depois do show em Mônaco, onde Ayrton Senna garantiu o 2º lugar em meio a grandes nomes da categoria, o piloto já não poderia ser considerado apenas mais um na Fórmula 1. Por isso, altas expectativas rondavam o astro no Grande Prêmio do Canadá de 84. 
Começando a disputa com o pé direito, Senna conseguiu a sua melhor posição de grid até então, marcando o nono tempo.
Enquanto os mecânicos trabalhavam no carro para a corrida, Ayrton Senna aproveitou para passear pelo belo parque de Ile de Notre-Dame, onde fica o circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, sede dos Jogos Olímpicos de 1976.
Ayrton vagou pela pista e deu algumas voltas pela margem da praia náutica numa longa caminhada. Seria uma forma de se preparar fisicamente para a corrida ou o piloto apenas precisava de um tempo para pensar na vida?
“Tentando descobrir uma forma de empurrar meu carro para frente”
Não sabemos se ele realmente pensou em algo novo, mas Ayrton Senna empurrou seu Toleman para a bandeirada em sétimo lugar, a um milésimo de Nigel Mansell, da Lotus. Não foi suficiente para novos pontos, mas foi uma prova consistente de seu inconstante carro.
Momentos antes do GP, Ayrton Senna viajou para o Canadá para participar de um congresso, no qual falou sobre medicina esportiva, demonstrando seus exercícios na prática e auxiliando na conclusão de uma pesquisa sobre condicionamento físico sob stress.

A PESQUISA

Veja o texto publicado no jornal “O popular da Tarde” sobre a viagem antecipada do piloto.

UNIVERSIDADE DO CANADÁ ELOGIA ESTADO FÍSICO DE AYRTON SENA

O piloto brasileiro Ayrton Senna, se encontra no Canadá desde o último domingo. A antecipação de sua viagem, foi para atender o convite da McGill University, através de seu Depto. da Educação Física, para que Ayrton Senna participasse de uma conferência sobre medicina esportiva, na parte concernente a automobilismo.

Na segunda e terça-feiras últimas, Ayrton, apresentou-se ao laboratório de Pesquisas no Campus da Universidade, e demonstrou a série de exercícios por ele praticados diariamente e submeteu-se após essa série a uma completa análise pelos drs. Jacques Dallaire e Jacques Bouchard, os quais foram unânimes em afirmar a excelente forma física e psicológica do piloto.

A McGill University, em Montreal, está desenvolvendo pesquisas sobre condicionamento físico e também quanto à influência do “stress” no esporte automobilístico e o quanto um piloto é afetado física e psicologicamente durante um G.P. e a maneira de atenuá-lo. Conta com o mais moderno laboratório de pesquisas nesse campo, incluindo um computador desenvolvido para esse fim.

A equipe de médicos e cientistas dessa mesma Universidade, também parabenizaram o médico particular de Ayrton Senna, o dr. Paulo Dauar e o preparador físico Nuno Cobra, ambos de São Paulo, pelo acerto de suas prescrições, tanto quanto aos métodos de alimentação e controle de saúde, como a ginástica adequada para deixar sua musculatura mais apta a suportar aos grandes esforços exigidos tanto nos treinos quanto nas provas de Fórmula-1.

Desde 4.a-feira Ayrton Senna está descansando e se preparando para o Grande Prêmio de amanhã, no qual procurará repetir a ótima apresentação do G.P. de Mônaco.

Sua equipe está muito confiante e, fazendo todo, o possível para deixar o seu Toleman TG 184, mais competitivo do que nunca, e embora todos saibam que faltam ainda alguns HPs em seu motor turbo Hart, a pista onde se travará o GP do Canadá é um circuito considerado difícil, e onde a sinuosidade do traçado poderá favorecer a Ayrton que, como tem demonstrado, é um dos pilotos mais rápidos nos “miolos” dos circuitos.

Fórmula 1

Gp de canadá

Grid de largada

A Corrida

Senna na corrida

Grid de largada

N. Piquet

A. Prost

E. de Angelis

D. Warwick

R. Arnoux

M. Alboreto

N. Mansell

N. Lauda

Ayrton Senna

10º

A. de Cesaris

11º

E. Cheever

12º

M. Winkelhock

13º

F. Hesnault

14º

R. Patrese

15º

K. Rosberg

16º

T. Fabi

17º

J. Laffite

18º

T. Boutsen

19º

P. Ghinzani

20º

J. Cecotto

21º

M. Brundle

22º

S. Bellof

23º

M. Surer

24º

H. Rothen

25º

M. Tackwell

26º

P. Alliot

27º

A Corrida

70

voltas

26

carros

14

abandonos

1’28”763

volta mais rápida

tempo Ensolarado

Pódio

N. Piquet

N. Lauda

A. Prost

Senna na Corrida

Posição de final

posição no campeonato após a prova

posição de largada

0

pontos somados no campeonato

1’31”82

melhor volta

MENU

BUSQUE
SUA
VERDADE

Doe para o Instituto Ayrton Senna e
transforme o futuro de crianças e jovens de
escolas públicas no Brasil.

Doe para o Instituto Ayrton Senna e
transforme o futuro de crianças e jovens de escolas públicas no Brasil.