Tetracampeão mundial de Fórmula 1, Sebastian Vettel promoveu uma ação junto a marca Senna, nessa quinta-feira (31), dentro de uma cooperativa de coletores de lixo. A atividade buscou promover o legado de Ayrton Senna, que completa 30 anos em 2024, e mostrar a importância de se cuidar do planeta. A parceria surgiu por conta do alemão, que gostaria de homenagear o brasileiro com um capacete feito inteiramente de materiais reciclados coletados pela cooperativa.
“A ideia de pensar em Interlagos e continuar a contar a história sobre Ayrton e inspirar-me numa pessoa que teve a coragem de falar. Por isso, pensei imediatamente numa escultura ou numa instalação. Reunimos com um artista brasileiro, Thiago Mondano, e um artista alemão, Matthias Gaff, e decidimos optar pelo capacete, porque o capacete é um elemento muito forte quando se trata de reconhecer um piloto”, disse Vettel.
Então o ex-piloto da F1 começou o dia coletando materiais recicláveis nas ruas da cidade de São Paulo por mais de uma hora. Na dinâmica dentro da cooperativa, os jornalistas, convidados e membros da família Senna foram divididos em quatro grupos. Cada um deles tinha um catador que ajudava as pessoas na escolha dos materiais e também na separação deles. Depois do tempo determinado foi feita a pesagem e o valor que foi revertido com a coleta desse material foi conhecido. O grupo vencedor foi o da família Senna.
Logo em seguida, o tetracampeão foi para o Autódromo de Interlagos e, junto com a Fórmula 1, colocou na curva do S do Senna o capacete feito de material reciclado e concedeu entrevistas, além de tirar fotos a maior parte de pilotos do grid atual.
“Ele (o capacete) tem cores tão marcantes, significa tanto no Brasil, por isso pensamos em construir um capacete, mas não vamos construir apenas um capacete. Vamos fazê-lo de forma diferente e dar ênfase a outro tópico, que é o ambiente, a gestão de resíduos”, completa Vettel.
O Grande Prêmio de São Paulo de F1 será disputado neste domingo, a partir de 14h.