“A grande escola para o automobilismo é o kart”
Era assim que Ayrton Senna definia sua grande paixão: o kartismo. Foi a partir desta modalidade que o piloto construiu sua trajetória, até chegar na Fórmula 1 e conquistar 41 vitórias, 65 poles positions e 3 títulos mundiais.
Senna ganhou seu primeiro kart com apenas 4 anos, construído pelo pai, Milton. A diversão de infância passou a ser competição: aos 9 anos, ganhou sua primeira corrida amistosa em Campinas (SP). A curiosidade é que o campeão já era pé quente desde cedo, garantindo a pole position após um sorteio.
Aos 13 anos, em 1973, Ayrton fez sua primeira prova oficial e foi justamente a sua primeira vitória no Kartódromo de Interlagos, pista que posteriormente receberia o nome do piloto.
O primeiro título de Senna no kart veio no ano seguinte. A partir do Campeonato Paulista na categoria Júnior, em 1974, Senna ganhou pelo menos um título por ano no kart.
Em 1975, Senna foi vice-campeão brasileiro e no mesmo ano conquistou o campeonato paulista, na época o torneio de maior prestígio do kart. Em 1977, Senna conquistou o Sul-Americano de Kart disputado em San José, no Uruguai. Com 17 anos, o brasileiro ainda precisaria de uma autorização da sua escola para poder competir no Mundial de Kart, na Europa.
A estreia no Mundial de Kart ficou para o ano seguinte, em 1978, com um impressionante sexto lugar. Sua maior conquista na temporada daquele ano foi o Campeonato Brasileiro da categoria. Senna voltou a ser campeão brasileiro em 1979 e 1980.
O icônico capacete amarelo com as listas verde e azul surgiu na época em que Ayrton estava no kart. Tudo começou com a obrigatoriedade de as delegações dos países participantes do Campeonato Mundial de 1979 serem identificadas por uma pintura personalizada, que remetesse ao país de origem. Ayrton gostou tanto da que foi usada pelos brasileiros que, após a disputa do torneio em que foi vice-campeão mundial, resolveu procurar Sid Mosca para que pintasse o seu capacete com as cores da bandeira do Brasil.
Após este vice-campeonato mundial de 1979 conquistado no Estoril, em Portugal, Senna voltou a ser vice-campeão em 1980 em Nivelles, na Bélgica. Em 1981, Ayrton Senna foi para a Europa competir nas Fórmulas, onde acumulou grandes conquistas na Fórmula Ford. Mas, sempre que podia, não deixava sua paixão de infância de lado. Até por conta disso, o brasileiro ainda disputou os Mundiais de Kart de 1981 e 1982.
Troféu Ayrton Senna de Kart – 3ª edição
Os 30 anos do legado de Ayrton Senna serão marcados também por uma homenagem na modalidade onde tudo começou. Entre os dias 4 e 9 de junho, o Speed Park em Birigui sedia a 3ª edição do Troféu Ayrton Senna de Kart, a única competição do automobilismo brasileiro que leva o nome do tricampeão, com apoio da Senna Brands.
São 19 categorias da competição que celebra a rica história de Senna no kart, destacando a importância do kartismo na formação de pilotos. O evento também combina esporte e entretenimento para toda a família, com espaços gastronômicos, música ao vivo, atividades para crianças e muito mais. Todas as corridas serão transmitidas ao vivo pela internet.
O troféu servirá como preparação para o Campeonato Brasileiro de Kart, que ocorre em outubro no mesmo local. O Speed Park – Kartódromo Internacional de Birigui fica na rua Hagime Saita, 4.001, acesso pela Rodovia Marechal Rondon, km 524 (entre Birigui e Araçatuba). O estacionamento e a entrada no kartódromo são gratuitos.