Depois de ser campeão na Fórmula Ford 1600 em 1981, Ayrton Senna seguiu o caminho natural para a Fórmula Ford 2000 em 1982. E entrou como um ciclone em ambos os campeonatos que disputou: o inglês e o europeu.
O brasileiro venceu fazendo a pole position e a volta mais rápida nas seis primeiras corridas da temporada, todas as provas válidas pelo torneio britânico. Na sétima corrida, em Zolder (na Bélgica) e já válida pelo europeu, fez a pole, mas não venceu. Seria a primeira vez na FF2000 que ele não conseguia o famoso “barba, cabelo e bigode”.
Entre a segunda e a terceira prova, um fato ainda mais surpreendente: Senna venceu corridas em dias seguidos e em pistas diferentes. Ayrton viajou do autódromo de Oulton Park até Silverstone, circuitos separados por mais de 212 km. A viagem ocorreu no sábado em 27 de março, logo após Ayrton ter vencido na pista do Norte da Inglaterra. Depois do triunfo, Senna e a equipe Rushen Green Racing pegaram a estrada e desceram até a região central do País, rumo ao circuito de Silverstone, onde “Da Silva”, como era popularmente conhecido nos autódromos da Inglaterra, venceria novamente. Tudo isso em poucas horas.
A vitória em Silverstone mostrou que Ayrton nem estava preocupado com o cansaço. Em apenas 15 voltas, Senna bateu Colin Jack´s Reynard por 17 segundos. Tendo em mente que o circuito utilizado tinha apenas três chicanes, a conquista foi realmente esmagadora.