A Fórmula 1 está chegando para a disputa da oitava etapa da temporada no Azerbaijão, que no ano passado foi palco do GP da Europa de F-1. Ayrton Senna nunca correu no circuito de Baku, que foi inaugurado em 2016, mas tem bons números nos poucos Grandes Prêmios da Europa em que participou.
O tricampeão disputou apenas três vezes essa prova em sua carreira: 1984, 1985 e 1993. Senna conquistou dois pódios, uma vitória e uma pole position. Relembre essas corridas:
GP da Europa de 1984
O circuito de Nurburgring recebeu o GP da Europa de 1984 e Senna havia dado um show justamente no mesmo traçado cinco meses antes na famosa Corrida dos Campeões, onde pilotou um Mercedes sedã 190E. O brasileiro superou diversos pilotos históricos do automobilismo como Alain Prost, Niki Lauda, James Hunt e Keke Rosberg.
Na corrida de F-1, o desempenho com a Toleman esteve longe de ter sido parecido com o daquela corrida festiva. O brasileiro largou em 12º e ultrapassou três adversários antes mesmo da primeira curva, mas se envolveu em um acidente ainda no meio da primeira volta e precisou abandonar a corrida.
GP da Europa de 1985
No ano seguinte, o GP da Europa teve sua sede em Brands Hatch, na Inglaterra, circuito em que Ayrton Senna tinha bastante experiência por ter pilotado nele durante seus três anos entre Fórmula Ford e F-3 (de 1981 até 1983). Em 1985, o motor Renault da Lotus mostrou uma ótima potência nos treinos e o piloto brasileiro cravou a pole position com 1min07s169, 0s313 mais rápido que Nelson Piquet, segundo no grid com a Brabham. Era a sexta pole de Senna na temporada, número que nenhum outro piloto igualaria naquele ano.
Na corrida, Senna manteve a ponta na largada e foi responsável pelo momento mais inesquecível da prova: induziu Keke Rosberg ao erro, que rodou e teve seu pneu furado no toque com Piquet, que vinha logo atrás. Em uma espécie de “troco”, o finlandês segurou Senna quando já era retardatário e possibilitou que Mansell ultrapassasse o brasileiro em uma jogada da Williams para tirar Senna da liderança da prova. O britânico venceu e Senna terminou em segundo lugar.
GP da Europa de 1993
O GP da Europa mais inesquecível para os fãs da F-1 é certamente o de 1993, realizado em Donington Park, também na Inglaterra. Ayrton Senna deu um show na primeira volta ultrapassando Michael Schumacher (Benetton), Karl Wendingler (Sauber) e as Williams de Damon Hill e Alain Prost, naquela que é considerada a melhor volta de todos os tempos da categoria.
Senna ainda foi preciso em suas entradas nos boxes para trocar pneus e até arriscou em algumas vezes pilotando no molhado com os compostos para pista seca. A prova brilhante do piloto brasileiro ainda foi marcada justamente pela melhor volta da corrida, que foi cravada após uma passagem por dentro do box, já que Ayrton tinha estudado o circuito e sabia que por ali a volta seria mais curta. Na época, não existia o limitador de velocidade nos boxes e a McLaren passou voando por ali.
Para completar a corrida praticamente perfeita de Senna, o piloto da McLaren ainda colocou 1minuto e 23 segundos de vantagem no segundo colocado, que foi Hill. Prost, terceiro na prova, tomou uma volta do brasileiro.
Confira o Senna TV especial sobre a corrida de Donington Park:
Números das provas de Ayrton Senna realizadas em circuitos europeus:
Berço da F-1, a Europa foi palco da maioria dos Grandes Prêmios disputados por Ayrton Senna em sua carreira. Confira os números do retrospecto de todas as corridas de F-1 com a participação do piloto no “Velho Continente”:
108 dos 161 Grandes Prêmios – 67%
28 das 41 vitórias – 68%
41 das 65 poles positons – 63%
56 dos 80 pódios – 70%
Garanta a sua estátua de aço de Ayrton Senna em homenagem à vitória de Donington Park!