Uma das vitórias mais icônicas da carreira de Ayrton Senna aconteceu no GP de Detroit de 1986, quando o piloto brasileiro venceu a corrida com a Lotus e na volta de desaceleração recebeu da mão de um torcedor uma bandeira do Brasil. Era a primeira vez que Senna levantou a bandeira do País ainda dentro do cockpit, cena que se repetiria em diversas de suas comemorações nos seus triunfos seguintes. A vitória nos Estados Unidos foi apenas a quarta de suas 41 conquistadas na F1.

Garth Stein, escritor americano, era justamente um dos torcedores privilegiados que estiveram ‘in loco’ acompanhando o GP de Detroit. Fã de Senna, ele se inspirou no talento do piloto brasileiro para escrever o livro “A arte de correr na chuva”. A obra se tornou um best seller americano e recentemente ainda foi adaptada para o roteiro do filme “Meu Amigo Enzo”, lançado em 2019.

No filme, Senna é citado algumas vezes pelos dois personagens principais, o cachorro Enzo e o seu dono, Denny, que tem o sonho de se tornar piloto da Ferrari. A chuva, como diz no próprio título do livro e do filme (em inglês – The Art of Racing in the rain), é um dos elementos que também fazem referência a Senna. O piloto brasileiro colecionou diversas vitórias com pista molhada em sua carreira, mesmo quando tinha equipamento inferior aos seus rivais.

Stein se recorda bem da primeira vez que viu Senna correndo ao vivo. “Eu estava lá (em Detroit). Foi uma loucura aquela corrida. Havia muitas e muitas bandeiras do Brasil na arquibancada. Foi uma grande e emocionante vitória do Senna”, lembra Stein, em entrevista exclusiva ao site oficial Ayrton Senna. Confira.

Imagem: Divulgação do filme

Site AS – Como Senna te inspirou em seu trabalho como escritor?

Stein: A dedicação dele, consideração e habilidade eram muito grandes, é claro. Mas também, sua criatividade, inspiração e espiritualidade são importantes, eu acho, para elevar o “ofício” para uma verdadeira “arte” de ser piloto das corridas.

Site AS – Por que você acha que Senna era tão bom na chuva?

Stein – Porque ele entende que tudo está conectado e que a chuva é apenas uma parte de si mesmo. Nesse sentido, Senna tem muito em comum com o Neo, do filme Matrix. Nós o chamamos de super-herói, ou apenas alguém que estava inteiramente comandando seu próprio destino? Há alguma diferença?

Site AS – Você também é piloto – e o quanto Senna o inspirou na pista também?

Stein: (risos) Eu corri no nível amador e comecei como adulto, então eu nunca pretendi ser um verdadeiro mito na pista como era o Senna. Meu objetivo era pilotar por mim mesmo, melhorar minha pilotagem e acertar uma boa configuração para o carro, tentando ser sempre competitivo. E eu sempre me diverti muito!

Site AS – Você consegue imaginar o Ayrton Senna correndo pela Ferrari?

Stein: Olha, quem sabe numa era diferente, em um mundo diferente, um planeta diferente e um sistema solar diferente. Aí com certeza eu conseguiria ver isso.

Site AS – Qual é a sua corrida favorita de Ayrton Senna? Seria Donington Park 1993?

Stein: Claro. Aquela primeira volta do Senna em Donington Park é considerada a melhor da F1 em todos os tempos. Mas eu também amo as corridas do Senna em Mônaco. Em 1988, quando ele falou sobre ‘guiar em outra dimensão’, enquanto pilotava o carro naquela volta recorde da pole position. Algo mágico sempre acontecia lá (em Mônaco) com ele.

Site AS – Você considera Ayrton Senna o melhor piloto de todos os tempos?

Stein – No meu coração, não há melhor. Mas o Hamilton também é muito bom!

Site AS – Durante essa pandemia de coronavírus, como os valores de Ayrton Senna podem nos ajudar a passar por esses tempos difíceis?

Stein – Compaixão, empatia, fé, perseverança, amor. Essas são todas as qualidades que fizeram o Senna grande. Se seguirmos seu exemplo, e se fizermos nosso trabalho — ninguém disse que encontraríamos sucesso sem dedicação e esforço — então nos manteremos unidos como sociedade e civilização. No entanto, se nos preocuparmos apenas com as dificuldades e a tensão, e se apontarmos os dedos e gritarmos uns com os outros, podemos até sentir algum nível de satisfação, mas não teremos conseguido sucesso. Para termos isso, devemos estar totalmente dedicados a melhorar nossa posição na ‘pista’. Devemos nos lembrar do passado, para que não estejamos condenados a repetir nossos erros. Mas devemos estar totalmente focados no futuro e nas coisas que podemos controlar: nossos corações, nossas almas, nossas mentes e nossas intenções.