Senna ultrapassando Alain Prost no GP do Japão de 1988 / Foto: Norio Koike

O principal prêmio do cinema mundial entrega suas famosas estatuetas neste domingo na 83a cerimônia do Oscar – e, quando o assunto é direção, é claro que o site oficial Ayrton Senna também não poderia deixar de lado alguns dos momentos dignos de Hollywood que o piloto brasileiro protagonizou nas pistas mundiais. Na categoria “melhor ultrapassagem”, escolhemos estes seis finalistas:

1 – Senna x Niki Lauda – Mônaco 1984

A principal corrida de Ayrton Senna em seu ano de estreia na Fórmula 1 foi coroada com uma das ultrapassagens mais marcantes do então piloto estreante. No início da volta 19, Senna colocou sua Toleman ao lado da McLaren de Niki Lauda e fez uma brilhante manobra por fora antes de contornar a curva Saint Devote. Ninguém acreditava que uma Toleman poderia vencer tão facilmente a McLaren, carro que havia vencido quatro das cinco provas realizadas em 1984, ainda mais pilotada pelo bicampeão do mundo (que se tornaria tri em 1984).

2- Senna x Nigel Mansell – Detroit 1986

O GP de Detroit de 1986 ficou marcado por ser a primeira vez em que Ayrton Senna levantou a bandeira brasileira dentro de seu cockpit. Entretanto, a ultrapassagem que deu a liderança a Senna ficou tão marcada quanto essa história: Ayrton colou em Nigel Mansell nas ruas de Detroit e fez uma bela ultrapassagem na volta 8 ao encontrar um pequeno espaço entre o “Leão” e a mureta de proteção.

3- Senna x Alain Prost e Michele Alboreto – Adelaide 1987

Ayrton Senna era o quarto colocado no GP da Austrália de 1987, quando viu a oportunidade de ultrapassar Alain Prost e Michele Alboreto em uma única manobra. Pela lógica, uma Lotus teria poucas chances de superar uma Ferrari e uma McLaren, mas o brasileiro mostrou porque já era considerado um dos melhores pilotos de todos os tempos antes mesmo de ser campeão mundial.

4- Senna x Jean Alesi – Phoenix 1990

O duelo entre Ayrton Senna e Jean Alesi no GP dos Estados Unidos de 1990 foi um dos mais espetaculares da temporada.  Após largar em quinto lugar, Senna subiu para terceiro na primeira volta e ainda contou com um erro de Gerhard Berger, que bateu sua McLaren na barreira de pneus. Em segundo, o brasileiro “somente” precisaria superar o estreante francês, que pilotava sua Tyrrell com maestria. Confira o duelo vencido por Ayrton Senna.

5- Senna x Damon Hill – Interlagos 1993

Uma das ultrapassagens mais marcantes de Ayrton Senna na história do Grande Prêmio do Brasil foi realizada em cima da Williams de Damon Hill. Com um carro inferior, Senna aproveitou os trechos molhados na pista para se aproximar do inglês, que vinha com pneus frios após sair do box. O tricampeão ultrapassou o rival em uma manobra onde fingiu que iria colocar sua McLaren por fora e depois deu o bote certeiro por dentro.

6- Senna x Alain Prost, Michael Schumacher, Damon Hill e Karl Wendlinger – Donington 1993

A melhor primeira volta de todos os tempos da história da Fórmula 1 foi um verdadeiro show de ultrapassagens de Ayrton Senna. Com uma pilotagem impecável, Senna parecia ser o único que estava pilotando na pista seca, enquanto os adversários sequer ofereciam resistência a ele no traçado molhado. A ultrapassagem sobre o austríaco Karl Wendlinger, por fora e em uma área onde somente Senna encontrou aderência, foi uma das mais inesquecíveis do brasileiro na F-1.

Se você curtiu as ultrapassagens de cinema de Ayrton Senna, relembre também os vários filmes do cinema em que o brasileiro foi homenageado. Confira essa lista.