O 1º Troféu Ayrton Senna de Kart abriu a temporada 2020 do kartismo brasileiro em um torneio emocionante no Speed Park, kartódromo que receberá o Mundial de Kart deste ano em Birigui. O evento entre os dias 20 e 25 de janeiro contou com a disputa de 15 categorias e 217 pilotos, além de 400 pessoas para corridas a pé no Troféu Ayrton Senna Run e 40 crianças para a corrida do Senninha.
“Foi uma grande homenagem para o Ayrton. Nós trabalhamos com base nos valores dele nesse evento, incentivando as pessoas e resgatando a importância do kartismo no Brasil. É um pontapé inicial de um sonho, construído em conjunto com o Speed Park e a Two Points. Foi especial conseguirmos trazer aqui para Birigui esse campeonato logo no começo de 2020, abrindo o ano de comemorações dos 60 anos do Ayrton”, diz Paola Santilli, gerente executiva de Branding Ayrton Senna e Senninha.
A abertura do Troféu também contou com diversas homenagens a Tuka Rocha, que faleceu em novembro do ano passado e era um dos idealizadores do evento ao lado de Thiago Pereira, medalhista olímpico da natação. Ex-piloto da Stock Car e tricampeão brasileiro de kart, Tuka recebeu “1 minuto de barulho” dos karts na cerimônia.
As finais de todas as categorias foram disputadas no sábado (25 de janeiro) e a competição contou com diversas premiações inéditas. O Troféu Pole Position, que foi entregue ao piloto que conquistou a maior diferença para o segundo colocado no grid de largada da final, foi para Raphael Gebara. O piloto tem apenas 8 anos e corre na categoria Cadete.
Um outro prêmio especial foi o Troféu Superação, lembrando mais uma característica marcante de Senna. Ele foi conquistado por Alfredinho Ibiapina, da categoria Júnior Menor. Depois de uma quebra de motor na última classificatória, o piloto conseguiu ganhar 17 posições em 20 voltas na final, largando em último do grid de 20 pilotos para conseguir um pódio com o terceiro lugar.
O troféu entregue a Alfredinho era uma réplica do prêmio que Senna ganhou no pódio do GP do Brasil de F1 em 1991, quando venceu em Interlagos pela primeira vez com apenas a sexta marcha nas últimas voltas. O Troféu Tuka Rocha foi entregue a Ricardo Gracia, proprietário do kartódromo que foi essencial para o sucesso do evento.
Fechando as novidades da competição, o Troféu Ayrton Senna também inovou no Brasil com uma categoria 100% feminina, a Women Series. O título ficou com Júlia Ayoub, de apenas 14 anos. A jovem foi a primeira mulher a representar o Brasil no Mundial de Kart, realizado na Finlândia em 2019.
Acompanhe nas redes sociais como foi e teremos mais em 2021.
Confira a lista completa dos campeões do 1º Troféu Ayrton Senna de Kart:
Super Sênior: Christiano Mattheis
F4 Sênior: Alex Grigoletto
Sprinter: Rafael Caputi
KZ: Pedro Lopes
Women Series: Júlia Ayoub
OK Internacional: Olin Galli
OK Júnior: Gabriel Gomez
Sênior: Tiago Barracos
F4 Graduados: Murilo Fiore
Júnior: Mayke Naderer
Mirim: Daniel Rebouças
Júnior Menor: Mateus Callejas
Cadete: Yuri Morelli
Graduados: Bruno Bertoncello