O Grande Prêmio de Fórmula 1 chega ao Reino Unido e os episódios marcantes da carreira de Ayrton Senna no circuito mais tradicional do automobilismo são celebrados pelos fãs.

Em Silverstone, o piloto encantou e mostrou habilidades ao volante antes mesmo de chegar à Fórmula 1. A primeira corrida foi disputada em 21 de junho de 1981, quando competia no campeonato de Fórmula Ford 1600. Senna estreou no circuito com um segundo lugar após uma disputa emocionante na última volta com o rival Rick Morris, que ultrapassou o brasileiro nos metros finais.

A partir de 1982, o circuito inglês viu nascer uma lenda do automobilismo, que se acostumou a vencer e quebrar recorde atrás de recorde. A primeira vitória veio em 28 de março e Senna colocou nada menos que 17 segundos de vantagem para o segundo colocado, Colin Jack´s Reynard, em uma prova com apenas 15 voltas.

A origem do apelido “Silvastone”

Ainda em 1982, Ayrton disputou três corridas em Silverstone e venceu todas. Começava aí a famosa lenda do “Silvastone”, trocadilho que a imprensa britânica adorava fazer com o sobrenome Silva, então usado pelo piloto nas competições na Europa.

Em 1983, na Fórmula 3, último passo antes da F1, o brasileiro também fez história na pista: em toda a temporada, foram oito corridas e seis vitórias; Senna ainda foi segundo lugar em uma prova e abandonou apenas uma vez.

Imprensa usa o termo “Silvastone” – Jornal da Tarde – 1983

O primeiro pódio na Fórmula 1

Já na Fórmula 1, pilotando pela Lotus, Ayrton subiu no pódio pela primeira vez em Silverstone no GP realizado em 1987. O brasileiro já havia conquistado um pódio na prova britânica em 1984, mas a corrida havia sido realizada em Brands Hatch.

Em 1987, Senna conquistou o terceiro lugar no grid com a Lotus amarela, mas teve poucas chances de superar as Williams de Nigel Mansell e Nelson Piquet, que foram mais rápidas durante todo o final de semana e duelaram pela vitória até as últimas voltas.

A corrida de Ayrton foi marcada por uma disputa emocionante contra Alain Prost, principalmente nas primeiras voltas. O piloto da McLaren largou do quarto lugar e pulou para a primeira posição ainda no início, mas logo foi superado pelas Williams e por Senna antes da segunda volta. Na quinta volta, Prost conseguiu dar o troco no brasileiro e segurou a vantagem sobre Senna até sua parada nos boxes, quando apresentou problemas no pit-stop. Ayrton recuperou o terceiro lugar e não teve sua posição de pódio ameaçada até o final da prova.

Vitória com a Mclaren

Em toda a carreira na Fórmula 1, Senna disputou oito corridas em Silverstone, venceu uma vez em 1988 e conquistou três pódios (1987, 1988 e 1990).

A pista inglesa é uma das mais icônicas da categoria, já recebeu mais de 50 Grandes Prêmios (incluindo o primeiro GP oficial da F1 da história) e é considerado o berço do automobilismo inglês e um dos mais importantes do mundo.

Contando todas as provas oficiais do brasileiro no automobilismo, foi nesse templo sagrado dos ingleses em que Ayrton Senna da Silva mais venceu na carreira, com 10 conquistas.