Ayrton Senna e Thierry Boutsen foram grandes amigos: o belga inclusive veio ao Brasil e passou dias com a família Senna em Angra dos Reis (RJ).
“Ele era uma pessoa muito aberta num ambiente privado. E tivemos muitos bons momentos, passamos muitos feriados juntos, entre as corridas. Fui convidado algumas vezes a visitar sua casa em Angra dos Reis, com minha família e meus filhos. Tivemos bons momentos juntos. Ele era um cara bem engraçado, na verdade”, disse o belga.
Nas pistas, Senna esteve presente em vários momentos alegres de seu amigo e vice-versa. Dos 15 pódios de Boutsen na carreira, Senna esteve ao lado de seu colega em oito deles. O mais inesquecível para Senna foi o do GP do Japão de 1988, onde faturou seu primeiro título mundial. O brasileiro venceu e Boutsen fechou a prova em terceiro, atrás do vice-campeão Alain Prost.
Para Boutsen, certamente o GP da Hungria de 1990 é um dos momentos mais inesquecíveis de sua carreira. Foi sua única vitória de ponta a ponta na F-1 e segurando Senna por várias voltas. Esse foi o último pódio na F-1 em que os dois estiveram juntos no pódio e o segundo lugar foi providencial para Ayrton caminhar rumo ao bicampeonato mundial: ele aumentou a vantagem na liderança do campeonato para 10 pontos, já que Alain Prost, seu grande adversário mais uma vez na luta pelo título da F-1, não terminou a prova entre os seis primeiros.
“Ele (Senna) foi excepcional. Um piloto superior. Melhor do que qualquer um. Tinha essa habilidade extra. Não vejo ninguém hoje em dia com essa habilidade. Se ele corresse hoje, ninguém seria capaz de batê-lo”, disse Boutsen.
Relembre todos os pódios em que Senna e Boutsen estiveram juntos:
Canadá 1988 – Senna 1º e Boutsen 3º
Detroit 1988 – Senna 1º e Boutsen 3º
Hungria 1988 – Senna 1º e Boutsen 3º
Japão 1988 – Senna 1º e Boutsen 3º
Hungria 1989 – Senna 2º e Boutsen 3º (vitória de Mansell)
Phoenix 1990 – Senna 1º e Boutsen 3º
Inglaterra 1990 – Boutsen 2º e Senna 3º (vitória de Prost)
Hungria 1990 – Boutsen 1º e Senna 2º