Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

Tricampeão mundial de F-1 e com uma carreira mais do que consolidada no automobilismo, Ayrton Senna aproveitava vários de seus momentos de folga para também voltar a ser criança – nem que fosse por alguns minutos. Quando voltava ao Brasil, sempre tinha a companhia de seus sobrinhos Bianca e Bruno, que se encarregavam de transportar o tio por este “túnel do tempo”…

Sabendo que poderia vir a ser um espelho para milhares de jovens talentos, Senna se preocupava bastante em criar uma cultura esportiva para mais crianças terem oportunidade no automobilismo, um esporte que naturalmente não é barato.

Pensando nisso, em 1991, fez uma festa para inaugurar uma pista de kart na sua fazenda no interior de São Paulo e, além de chamar vários amigos e profissionais responsáveis por terem ajudado em sua carreira, também convidou várias crianças, a maioria entre 8 e 10 anos de idade, que fizeram a primeira bateria oficial da pista.

“Meu objetivo principal foi fazer uma festa para divulgar o kart no Brasil e estimular as crianças para a modalidade”, disse Senna, em entrevista para o jornal “O Estado de São Paulo”, em dezembro de 1991.

A prova dos garotos teve vitória de Bruno Senna, que logo na sequência foi provocado pelo tio em tom de brincadeira. “Valeu, pé de breque”.

Quem estava nessa festa de inauguração era Danilo Dirani, que tinha 8 anos na época e hoje é piloto da Stock Car. Seu pai, José Dirani, era bastante amigo de Ayrton porque era proprietário da Auto Center Import, uma oficina mecânica na Zona Norte de São Paulo, que atendia inclusive os carros de Senna e sua família.

“Tenho uma lembrança muito boa daquela época. O capacete que eu ganhei do Ayrton ainda está em casa, o primeiro que ganhei na carreira. O macacão também foi o primeiro e tem até aqueles adesivos com os patrocinadores da época da McLaren. São memórias muito boas que hoje eu dou muito valor e que na época eu não sabia o tanto que aquilo representaria para mim e para minha carreira. Foi lá onde a paixão por corrida e pelo kart começou”, lembra Danilo, que depois viria a ser tetracampeão brasileiro de kart e hoje corre na maior categoria do automobilismo .

Quem também teve bastante influência de Ayrton Senna em seu gosto pelo automobilismo foi Dennis Dirani, irmão mais novo de Danilo. O piloto da Shell Racing no Brasileiro de Turismo foi um dos convidados do Senna TV nas 12 Horas de São Paulo. Relembre o programa: