A temporada de 1977 teve como principal conquista para Ayrton Senna o título do Campeonato Sul-Americano de Kart, disputado no Kartódromo Luis Pedro Serra, em San José, no Uruguai. O vice-campeonato ficou com o também paulista Walter Travaglini, piloto que rivalizou durante vários anos no kart com o futuro tricampeão mundial de Fórmula 1.
As tomadas de tempo começaram na sexta-feira (22/4), quando Senna ficou com a quarta posição. No sábado, Senna venceu duas eliminatórias em seu grupo, mas foi Jorge Soler, piloto uruguaio, quem largou na pole da primeira final, realizada no domingo, após ter vencido três baterias em seu grupo classificatório.
Logo na primeira volta da bateria 1 do domingo, Senna tomou a ponta do uruguaio, abriu uma boa vantagem e não perdeu mais a liderança. Soler ficou em segundo e Waltinho Travaglini em terceiro, que correu com pneus emprestados de Ayrton na segunda e decisiva bateria. Um tipo de ajuda que mostrava a amizade no kart apesar da intensa rivalidade nas pistas (naquele mesmo ano de 1977, Senna ficou com o vice-campeonato brasileiro após um forte duelo com Travaglini, que foi o campeão da 100 cc, a principal categoria da época).