Correndo pela primeira vez com 23 anos, e com longos três anos de bagagem na Inglaterra, Senna estava animado para conquistar sua quarta vitória consecutiva na F-3 Inglesa.
A primeira sessão de treinos ficou marcada por uma leve garoa, e Senna tinha novos pneus de chuva Avon, que a Jordan, na época, não podia pagar.
No período da tarde, com a pista seca, Senna e Brundle fizeram uma sequência de voltas rápidas nos últimos dez minutos, dividindo a pole provisória, mas Senna prevaleceu por 0.13s. “Estava horrível a pista. Era como dirigir sobre óleo o tempo todo”, disse Ayrton.
Com a pista seca na corrida, Senna e Brundle estavam lado a lado, mas Senna jogou por dentro na longa ferradura da curva Redgate e permaneceu com a liderança. Na quarta volta, ele ampliou a vantagem para dois segundos. Brundle não conseguia manter a quarta e a quinta marchas engatadas, e teve que se contentar com o segundo lugar pela quarta vez seguida atrás de Senna. O inglês mais uma vez não teve chances contra Ayrton, em uma pista que o brasileiro faria história exatamente 10 anos depois com a “melhor volta de todos os tempos da F-1”.