Gp de Mônaco 1988

Fórmula 1

GRANDE PRÊMIO DE MÔNACO

Ao contrário de 1984, quando chegou praticamente desconhecido do grande público para o seu primeiro GP de Mônaco, desta vez para a corrida de 1988, Ayrton Senna já era o grande nome da F-1. Com tanto favoritismo, o brasileiro confirmou seu ótimo retrospecto nas ruas de Monte Carlo e da ótima fase da McLaren conquistando a pole position no sábado com o tempo de 1min23s998. Se o resultado em si não foi uma surpresa, a enorme vantagem contra o então bicampeão mundial Alain Prost foi impressionante: 1s427 para Alain Prost, seu companheiro de equipe.
O brasileiro guiou como se estivesse em outra dimensão – e isso não é uma mera figura de linguagem, ele mesmo descreveu o treino classificatório de Mônaco de 1988 como uma experiência incrível, e que chegou a assustá-lo pois “estava muito além de sua compreensão consciente”.

Logo que foi dada a largada, Senna disparou na frente do francês, que precisou se preocupar com as Ferrari de Gerhard Berger e de Michele Alboreto, que vinham logo atrás.
Senna cravou a melhor volta da prova no giro 59 e mesmo com uma vantagem superior aos 50 segundos sobre Prost, o brasileiro não aliviava no acelerador. Na 66ª volta, o que parecia ser impossível acabou acontecendo: Ayrton errou na entrada do túnel e bateu no guard rail quando tinha a corrida nas mãos.
Ayrton saiu do carro visivelmente chateado com o erro e sequer voltou para os boxes. Aproveitou que estava perto da sua residência em Mônaco a partiu a pé para casa esfriar a cabeça.
A vitória ficou com Prost, que ainda acusou Senna de querer humilhá-lo, não apenas vencê-lo. Para o brasileiro, no entanto, o difícil erro acabou sendo o ponto de mudança para que ele conseguisse conquistar naquela temporada de 1988 seu primeiro título mundial. Tanto que, depois daquele GP, Senna obteve sete vitórias, conquistando o campeonato de forma heróica no GP do Japão.

Fórmula 1

Gp de Mônaco

Grid de largada

A Corrida

Senna na corrida

Grid de largada

Ayrton Senna

A. Prost

G. Berger

M. Alboreto

N. Mansell

A. Nannini

D. Warwick

R. Patrese

E. Cheever

10º

J. Palmer

11º

N. Piquet

12º

P. Streiff

13º

P. Alliot

14º

M. Gugelmin

15º

L. Perez-Sala

16º

T. Boutsen

17º

A. Caffi

18º

O. Larrauri

19º

A. de Cesaris

20º

R. Arnoux

21º

Y. Dalmas

22º

I. Capelli

23º

P. Ghinzani

24º

G. Tarquini

25º

N. Larini

26º

S. Johansson

27º

A Corrida

78

voltas

26

carros

16

abandonos

1’26”321

volta mais rápida

tempo Nublado

Pódio

A. Prost

G. Berger

M. Alboreto

Senna na Corrida

Posição de final (abandonou na 66ª volta)

posição no campeonato após a prova

posição de largada

0

pontos somados no campeonato

1’26”321

melhor volta

Tudo estava OK, mas deve-se assumir os grandes riscos e usar cada centímetro da pista aqui em Mônaco.

MENU

BUSQUE
SUA
VERDADE

Doe para o Instituto Ayrton Senna e
transforme o futuro de crianças e jovens de
escolas públicas no Brasil.

Doe para o Instituto Ayrton Senna e
transforme o futuro de crianças e jovens de escolas públicas no Brasil.