Notícias

“Força mental” de Ayrton Senna foi uma grande característica para o sucesso do piloto, diz pesquisadora da Unicamp

Ayrton Senna foi considerado por vários estudiosos como um atleta inovador em vários aspectos do esporte como na preparação física, no espírito competitivo, no caráter profissional e em outros diversos fatores que contribuíram para a formação do ídolo brasileiro. Em um estudo sobre vigor mental no ramo da Psicologia do Esporte, Sheila Molchansky, psicóloga que atua na área, acaba de defender a dissertação de mestrado junto à Faculdade de Educação Física da Unicamp, onde fez a tradução e uma adaptação para a língua portuguesa do Brasil do questionário inglês “Sport Mental Toughness Questionnaire”.

Em sua tese, Sheila cita 13 atributos do documento original que estiveram muito presentes durante a carreira de Ayrton Senna. São eles: atitude assertiva; atitude positiva; competitividade; comprometimento; confiança em si mesmo e no outro (inclui confiar nas próprias habilidades); controle da atenção; controle de emoções; desejo de vencer (obter sucesso); entendimento de desafios como oportunidades de crescimento; espírito de grupo; inteligência emocional; e resiliência (crescer com as dificuldades enfrentadas).

O questionário é composto de 14 perguntas fechadas dirigidas a atletas. As questões avaliam três diferentes fatores psicológicos do competidor: confiança, constância e controle.

Ao jornal da própria universidade, Sheila falou sobre essa força mental do tricampeão mundial. “O Ayrton Senna é o exemplo mais claro, no Brasil, de atleta completo, detentor de um importante componente psicológico denominado ‘mental toughness’. O Senna possuía claramente estas características marcantes, entre as quais a capacidade de enfrentar adversidades e fracassos, forte senso ético e espírito de equipe. Ele se exigia dar resultados cada vez mais altos, com muita dedicação e foco, e não a qualquer preço. Talvez a característica mais marcante fosse sua resiliência, essa elasticidade psicológica em lidar com pressões e obstáculos, sem ‘se perder’”, relata Sheila Molchansky.

A psicóloga atua profissionalmente com a psicologia no esporte, orientando atletas e comissões técnicas como equipes de rugby e esgrima sobre cadeira de rodas.

Publicação:

Dissertação: “Tradução e adaptação transcultural do Sport Mental Toughness Questionnaire para a língua portuguesa do Brasil”

Autora: Sheila Molchansky

Orientador: Edison Duarte

Unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)