Qualquer internauta que entrar hoje no maior site de busca do mundo e um dos mais acessados do planeta vai encontrar mais uma interessante homenagem para Ayrton Senna: o Google aproveitou a data de aniversário de piloto (21 de março) para celebrar a memória do tricampeão mundial de F-1 com um de seus principais ícones: o “doodle”.

Você sabe o que é um doodle? São “mudanças divertidas, surpreendentes e espontâneas no logo do Google para celebrar feriados, aniversários e a vida de famosos artistas, pioneiros e cientistas”, conforme o próprio site define em sua página oficial. Basta digitar o endereço do site e o internauta já encontrará neste 21 de março a homenagem a Senna.

O primeiro “doodle” foi criado ainda em 1998, pelos próprios fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin. Hoje, há uma divisão especial na empresa que cuida desta área, com um time de ilustradores e designers que trabalham na matriz, na Califórnia, Estados Unidos – foi lá onde este doodle de Ayrton Senna foi criado.

“É uma homenagem muito bonita e importante, que tenho certeza de que irá agradar aos fãs do piloto e também tem uma identidade com o Ayrton, pelo seu alcance mundial e, claro, pela velocidade”, diz Bianca Senna, lembrando o grande diferencial da ferramenta de busca do Google, com pesquisas feitas em centésimos de segundo.

Este doodle faz parte de uma extensa programação de homenagens e mobilizações vai lembrar a história do piloto que fez o Brasil sentir orgulho de suas vitórias, dentro e também fora das pistas. O legado deste inesquecível ídolo do esporte nacional completa 20 anos e o Instituto Ayrton Senna, que capacita 75 mil educadores e beneficia 2 milhões de alunos de escolas públicas todos os anos.