Uma homenagem marcante a Ayrton Senna foi promovida pelo GP Histórico da França, realizado nos dias 19, 20 e 21 de abril no Circuito Paul Ricard, em Le Castellet.
O tradicional evento de exibição de carros emblemáticos do automobilismo teve a McLaren-Honda MP4/6 V12 de 1991, carro com que Ayrton Senna conquistou o terceiro título mundial de Fórmula 1, sendo pilotada por ninguém menos que Gerhard Berger, amigo e companheiro do piloto brasileiro na categoria.
“Eu tinha relação fantástica com ele (Senna). Fomos bons amigos, grandes concorrentes, passamos muito tempo juntos, tínhamos a mesma idade e uma boa química, então foi uma época boa”, disse Berger, em entrevista exclusiva ao jornalista Márcio Arruda.
Os 30 anos de legado de Ayrton Senna também foram retratados em um estande exclusivo dedicado ao piloto brasileiro. No local foi exposto mais um carro da época, o McLaren-Honda MP4/7A V12 de 1992, além de uma coleção exclusiva em formato de galeria com imagens de Senna retratadas pelo fotógrafo francês Bernard Asset.
As lembranças a Ayrton Senna também estavam por toda a parte da festa na França com bonés, miniaturas de seus carros, réplicas de capacetes, macacões e quadros em homenagem ao tricampeão mundial de F1.
O “Grand Prix de France Historique” registrou mais de 80 mil visitantes em três dias e ainda contou com a presença de vários carros e pilotos que marcaram época no automobilismo, como Jean Alesi a bordo da Ferrari 412 T1 B de 1994, Alain Prost guiando a McLaren-Ford M29 de sua estreia na F1 em 1980 e René Arnoux com o Renault RS10 1979.