O autódromo Enzo e Dino Ferrari e a cidade de Ímola se preparam para uma grande celebração dos 30 anos de legado de Ayrton Senna a partir de março. A região italiana faz parte da história do tricampeão e é um lugar marcante para fãs de todo o mundo.

Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta semana, foram anunciadas as principais atrações, que também vão lembrar as três décadas do acidente fatal envolvendo o piloto Roland Ratzenberger, também durante o GP de San Marino. O evento para jornalistas aconteceu na Itália e foi promovida pelo promovida pelo município de Ímola e a Administração do Autódromo com parceria da Senna Brands e Instituto Ayrton Senna; Ministério das Relações Exteriores; e a Região Emilia-Romagna.

A CEO da Senna Brands e sobrinha do piloto, Bianca Senna, participou da coletiva e disse que a Itália é pole position nas homenagens globais à Senna em 2024: “eventos como esses ajudam a manter viva a memória do Ayrton e perpetuam o legado deixado por ele para as próximas gerações”.

A programação inclui exposições, eventos esportivos, espetáculos e ações sociais que ocorrerão de 21 de março – data em que Ayrton completaria 64 anos – a 2 de junho, com destaque especial para o dia 1º de maio. Entre estas datas, estão programadas duas corridas internacionais no Autódromo Enzo e Dino Ferrari: as 6 Horas de Imola, segunda etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), de 19 a 21 de abril, e o Grande Prêmio de Fórmula 1 da Emilia-Romagna, de 17 a 19 de maio.

A coletiva contou com a presença do CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, que disse que o legado de Ayrton é extraordinário e contribuiu para melhorias nos procedimentos de segurança e o futuro do automobilismo. “Vivenciamos momentos difíceis, mas devemos tentar lembrar dos aspectos que nos fazem olhar para o futuro. Sabemos que muitas coisas mudaram no esporte a partir daquela situação trágica”.

Exposição de fotos e muito mais!

A exposição “MAGIC. Ayrton Senna – Imola 1994-2024” abre a programação, no dia 21 de março. O museu de San Domenico vai exibir 94 fotos inéditas feitas pelos fotógrafos Angelo Orsi e Mirco Lazzari, destacando tanto as realizações inesquecíveis de Senna quanto seu lado humano e íntimo. A exposição estará aberta até 2 de junho.

Outros eventos incluem o percurso “Ayrton Senna de Kobra a Pierotti” em 23 de março, a mostra “Non esiste curva dove non si possa sorpassare” na biblioteca municipal, de 16 de abril a 1º de junho, e a exposição “ImolAyrton” de Marco Isola de 18 a 21 de abril, de 1º a 3 de maio e de 16 a 19 de maio.

O “Ayrton and Roland Day” em 1º de maio é o ponto alto da programação, com uma corrida/caminhada dedicada a Ayrton Senna pela manhã no Autódromo, seguida por uma cerimônia de comemoração às 14h17 na curva Tamburello, local do acidente. Também haverá um torneio de futebol, evento teatral, festa brasileira e outras atividades durante todo o dia.

Na cidade está previsto um “city dressing” que acompanhará os fãs que chegam de carro, pelo acesso principal, e de trem, da estação até o centro histórico, passando pelo Autódromo. A programação completa está disponível AQUI.

30 anos