Correndo em casa no GP da Inglaterra, Lewis Hamilton venceu com apenas três pneus na última volta e voltou a declarar toda sua admiração pelo piloto brasileiro

O britânico Lewis Hamilton conseguiu uma vitória histórica em Silverstone, na Inglaterra, ao cruzar a linha de chegada com apenas três pneus, após o dianteiro esquerdo furar no início da volta final.

Nos bastidores da F1 e também nas redes sociais, muitos fãs lembraram da histórica vitória de Senna no GP do Brasil de 1991, quando Senna pilotou sua McLaren apenas com a sexta marcha nas voltas finais após seu câmbio quebrar em Interlagos. “É sempre incrível para mim ser mencionado na mesma frase com o nome do Ayrton (Senna). Eu tenho muito amor por ele”, disse Hamilton, em entrevista exclusiva ao repórter Marcelo Courrege, da TV Globo, que exibiu a matéria no último domingo dentro do “Fantástico”.

Com o triunfo, Hamilton chegou em números impressionantes na F1. O hexacampeão acumula 87 vitórias, sendo 20 delas de ponta a ponta, a última delas justamente em sua casa e onde Senna teve amplo domínio nas categorias de base – a ponto da imprensa inglesa brincar com o nome do autódromo de “Silvastone”, em referência ao sobrenome paterno de Ayrton.

Com essa última vitória e tendo já acumulado 253 provas disputadas na F1 (quase 100 a mais que seu ídolo, Ayrton Senna), Hamilton segue superando marcas históricas. Em 161 GPs, Senna teve 19 vitórias de ponta a ponta e sustentou este recorde por mais de duas décadas mesmo tendo corrido muitos GPs a menos que pilotos como Hamilton, Michael Schumacher e Sebastian Vettel.

No sábado, Hamilton também conquistou sua sétima pole do GP de “casa”, no caso dele, o da Inglaterra, que ele já disputou 14 vezes. Recordista anterior, Senna teve seis poles em 10 GPs do Brasil, tendo estabelecido esta marca com sua pole em Interlagos em 1994.

A F1 voltará a correr em Silverstone neste domingo com o GP de comemoração de 70 anos da F1.