O domingo em Austin, no estado norte-americano do Texas, foi de grande festa para Lewis Hamilton. Fã incondicional de Ayrton Senna, o britânico da equipe Mercedes conquistou o seu tão aguardado tricampeonato mundial de F-1 com três provas de antecedência para o final da temporada. Com isso, Hamilton igualou a marca que seu ídolo alcançou na temporada de 1991, após também sagrar-se campeão nos anos de 1988 e 1990.

Desde quando começou a correr de kart, o inglês sempre se inspirou em Ayrton Senna. Homenageou por muitos anos o brasileiro em seu capacete amarelo, além de ter vencido provas com a bandeira de seu país em punho, marca registrada de seu herói da infância. Agora, soma também três títulos mundiais: 2008, 2014 e 2015.

“Os outros dois títulos tiveram um clímax na última corrida. Um foi decidido 17 segundos do final da prova, acho que foi algo do tipo (na disputa com Felipe Massa). O ano passado foi incrível, mas aquela corrida nos desgastou muito por serem pontos dobrados, então qualquer coisa poderia acontecer. Este título é especial, talvez até o mais especial, porque é o título com o qual eu igualo o Ayrton”, disse um emocionado Hamilton na entrevista coletiva organizada pela FIA após a corrida.

O título do piloto da Mercedes em 2015 foi conquistado com dez vitórias em 16 corridas disputadas. Neste mesmo ano, Hamilton já havia alcançado outras marcas do seu ídolo. Igualou as 41 vitórias na carreira justamente no GP do Japão, palco onde Senna sacramentou seus três títulos mundiais. Além disso, atingiu as marcas de 80 pódios e de 19 melhores voltas de Ayrton.

Na ocasião, disse: “ele não era do mesmo país que eu, mas foi o cara que me inspirou desde pequeno. Meu objetivo sempre foi conquistar os mesmos três títulos que Ayrton alcançou. Não sei o que vem depois, não há outro piloto que eu deseje me espelhar”, disse Hamilton.

Campeão pela primeira vez no ano de 2008, em uma corrida histórica na chuva em Interlagos, o britânico criou uma identificação com o Brasil e também com a McLaren, equipe pela qual estreou na categoria e aprendeu ainda mais sobre o legado de Ayrton Senna. O inglês também havia faturado o título do Mundial de Pilotos no ano passado.

A próxima etapa do Mundial de F-1 será neste domingo, dia 1/11, na Cidade do México. Depois, a principal categoria do automobilismo mundial desembarca em São Paulo para a disputa do GP Brasil em Interlagos, no dia 15/11. A última corrida do ano será em Abu Dhabi em 29/11.