Monza e Ayrton Senna: estreia com pole position e pódio na F-1

Data:
2 de setembro de 2020

|

Tempo de leitura:

2 minutos

O GP da Itália de F-1 será disputado neste final de semana e um recorde de Ayrton Senna aconteceu justamente em 1985, quando fez sua estreia oficial no circuito de Monza, o mais veloz do calendário, simplesmente cravando a pole position em sua primeira participação neste templo do automobilismo. Isso porque em 1984 ele não correu com a Toleman esta prova e com isso cravou sua quinta pole na temporada de 1985 com a Lotus mesmo sendo sua primeira vez na pista italiana. Na corrida, o brasileiro conquistou um pódio ao chegar em terceiro lugar.

Além de Monza, Ayrton Senna estreou com pódios também em outros circuitos tradicionais da F-1. Relembre:

1- Mônaco 1984

Após largar de 13º, Ayrton Senna deu um show na chuva em Mônaco e terminou a prova na segunda posição – poderia ter sido até um vitória, já que vinha bem mais rápido que Alain Prost, mas a corrida foi interrompida com 31 voltas. Mesmo assim, o brasileiro superou nomes como Niki Lauda, Michele Alboreto, Keke Rosberg e outros pilotos experientes com seu modesto carro da Toleman e conquistou seu primeiro pódio na F-1.

2- Estoril – 1984

A melhor posição de largada de Ayrton Senna com a Toleman aconteceu no último GP da temporada de 1984. O brasileiro largou em terceiro e terminou a prova na mesma colocação. No pódio, Senna ainda teve a companhia de Alain Prost, vencedor da corrida, e Niki Lauda, segundo colocado.

3- Spa-Francorchamps – 1985

A estreia de Ayrton Senna em Spa-Francorchamps foi com uma vitória bastante especial para o brasileiro, que fez belas ultrapassagens superando Nigel Mansell, da Williams, e Elio de Angelis, seu companheiro na Lotus. Ayrton largou da primeira fila, na segunda posição.

4- Jerez – 1986

O GP da Espanha ficou de fora do calendário da F-1 entre 1982 e 1985. Quando voltou em 1986, Ayrton Senna estreou em Jerez com um final de semana perfeito. Fez a pole position com a Lotus e venceu com uma vantagem de apenas 0s014 para Nigel Mansell, que chegou em segundo com a Williams. De quebra, Senna assumiu a liderança da F-1 pela primeira vez na carreira.

5- Hungaroring – 1986

A primeira corrida da F-1 disputada na Hungria aconteceu em 1986 e Ayrton Senna foi o pole position da prova. No domingo, liderou boa parte da corrida com a Lotus, mas terminou em segundo. A corrida teve dobradinha brasileira, já que a vitória ficou com Nelson Piquet.

6- Suzuka – 1987

Em uma corrida com muitas dificuldades, Ayrton Senna largou da sétima posição na sua estreia em Suzuka e finalizou a prova em segundo lugar com a Lotus. A vitória ficou com Gerhard Berger. O austríaco quebrou um jejum de dois anos sem vitórias da Ferrari na F-1.

7- Interlagos – 1990

Após o GP do Brasil ter sido disputado no Rio de Janeiro entre 1981 e 1989, a corrida voltou para Interlagos em 1990. Ayrton Senna fez a pole position no sábado e vencia a corrida no domingo com uma boa margem até o giro 41, quando se envolveu em um toque com seu ex-companheiro de equipe Satoru Nakajima. Ayrton precisou trocar o bico da McLaren no box, mas ainda conseguiu subir no pódio com um terceiro lugar.

* Senna também esteve no pódio na primeira vez que participou de um GP em Brands Hatch (1984) e em Donington Park (1993), mas já havia pilotado em ambas as pistas antes de chegar na F-1. Os outros pódios de Ayrton em estreias aconteceram na Cidade do México (1986) e em Magny-Cours (1991).

Like it?
Share on social media

FAÇA PARTE DA
NOSSA

COMUNIDADE