O Dia da Comunidade Italiana é bastante comemorado em São Paulo, onde os italianos fizeram uma das maiores comunidades do mundo. E um paulistano que virou ídolo na Itália foi justamente Ayrton Senna, vencedor de dois GPs em Monza (1990 e 1992), além de ter vencido em San Marino outras três vezes (1988, 1989 e 1991).

Confira algumas histórias do piloto brasileiro na Itália e relembre as homenagens de destaque em um dos países mais apaixonados por automobilismo em todo mundo.

1- Ferrari

Nunca foi segredo a admiração da Ferrari por Ayrton Senna. A escuderia trabalhava para viabilizar a contratação do piloto para a temporada 1995, algo que Senna também manifestava interesse. Nos autódromos italianos, Senna sempre foi um dos pilotos mais aplaudidos e respeitados pelos torcedores, mesmo tendo tirado vitórias de Prost e Berger, que foram pilotos da Ferrari, no GP da Itália e de San Marino.

2- Recorde de poles position

Contando os Grande Prêmios da Itália e de San Marino, Ayrton Senna conquistou 13 poles positions no país em 20 corridas disputadas no território dos ‘tifosi’, como são conhecidos os torcedores da Ferrari.

São 5 poles conquistadas em Monza (1985, 1988, 1989, 1990 e 1991) e 8 poles cravadas em Ímola nos anos de 1985, 1986, 1987, 1988, 1989, 1990, 1991 e 1994. Relembre no vídeo abaixo a pole de 1990 em Monza.

3- Homenagens na F-4 Italiana

Ayrton Senna é bastante homenageado na Itália. Na F-4 Italiana, por exemplo, o brasileiro Giuliano Raucci corre com o adesivo “Senna Sempre” em seu carro desde 2015 e inclusive já pintou  parte do seu monoposto com as cores do capacete do seu grande ídolo das pistas.

4- O carro da aposta na Itália

O final de semana de Senna em Monza no ano de 1990 foi perfeito com a McLaren. No classificatório, conseguiu fazer a pole  com 0s402 milésimos na frente de Prost, que estava na Ferrari. Na corrida, continuou na ponta desde o sinal verde até receber a bandeira quadriculada, cravando ainda a melhor volta da prova e estabelecendo mais um ‘grand-chelem’ na carreira. De quebra, ganhou uma aposta com o chefe da equipe, Ron Dennis, e levou para o Brasil a McLaren desta vitória – que hoje em dia está em exposição na sede do Instituto Ayrton Senna, em São Paulo.

5- Homenagem em Ímola

O Parco delle Acque Minerali, localizado no autódromo de Ímola, é sempre palco de belas homenagens , como a estátua em bronze inaugurada em 1º de maio de 2014, com presença de mais de 20 mil torcedores e de grandes nomes do esporte, como Fernando Alonso, Kimi Raikkonen e Gerhard Berger.

6- Exposição em Monza

O Autódromo de Monza está abrigando uma exposição em homenagem a Ayrton Senna no “Museo Della Velocità”. São dezenas de imagens do fotógrafo Ercole Colombo, que estão disponíveis para o público desde o dia 17 de fevereiro até o dia 24 de julho. O ingresso para a mostra “Ayrton Senna: L´ ultima notte” é de 7 euros..

7- Comida Italiana

Um dos restaurantes preferidos de Ayrton Senna na Itália era o Trattoria La Romagnola, que fica entre as regiões centrais de Bolonha e Ímola.

O prato preferido do piloto no local era o “Spaghetti al torchio”.

Senna sempre apreciou uma bom macarrão, como nessa imagem de 1990, quando almoçava no motorhome da McLaren.