O dia 26 de agosto é uma data divertida nas redes sociais: o “Bigoday” (Dia do Bigode). Muitos aproveitam para fazer pose com bigodes (reais ou não) e homenagear bigodudos famosos. Aproveitando o embalo, o site oficial de Ayrton Senna resolveu listar alguns dos principais duelos do piloto brasileiro com Nigel Mansell.

1- Japão 1991
O tricampeonato mundial foi decidido após um erro de Mansell , que estava à caça do brasileiro e era o único que poderia tirar a conquista de Senna. Confira a célebre narração de Galvão Bueno com o famoso “Passou Reto Mansell, Ayrton Senna tricampeão mundial de F-1”.

2- Jerez 1986
O GP da Espanha de 1986 teve uma das chegadas mais apertadas e emocionantes da história da Fórmula 1. Senna venceu a corrida com apenas 0s014 de vantagem para Mansell, que tinha melhores pneus e cruzou a linha de chegada literalmente lado a lado com o brasileiro, que vencia pela terceira vez na categoria.

3- Mônaco 1992
Derrotar a Williams de 1992 era praticamente impossível, mas Ayrton Senna foi um dos poucos que conseguiu quebrar a hegemonia daquele carro “de outro planeta”. O brasileiro segurou bravamente Mansell por oito voltas. “Sabia que o Nigel tentaria tudo para me ultrapassar e era mais rápido em todos os pontos do circuito, por isso apenas procurei manter-me dentro da pista e no lugar certo. Na reta, o carro parecia um “dragster”, com os pneus patinando em segunda, terceira e quarta, e consegui mesmo ganhar”, disse Senna após a prova.

4- Barcelona 1991
Mesmo Senna levando vantagem em vários duelos com Mansell, o britânico também teve algumas de suas melhores vitórias após disputas acirradas com o brasileiro . Uma deles foi na disputa do GP da Espanha de 1991, quando o inglês e o brasileiro travaram uma duelo roda a roda, soltando faíscas para todos os lados na reta dos boxes, uma das cenas mais clássicas daquela temporada. Desta vez, melhor para o inglês que venceu a prova, mas não levou o campeonato, que ficaria com Senna justamente na corrida seguinte.

5- Detroit 1986
Uma das características que diferenciava a pilotagem de Ayrton dos demais era a qualidade dele em pistas de rua. Em Detroit, isso ficou muito claro. Venceu por três anos consecutivos (1986, 1987 e 1988). Na primeira vitória, Senna fez uma das ultrapassagens mais bonitas da carreira sobre Nigel Mansell, ao encontrar um espaço milimétrico antes do muro. Era a quarta vitória dele na carreira e a primeira levando a bandeira do Brasil consigo no cockpit.