Hoje, 21 de abril, é aniversário de Brasília: a capital brasileira completa 56 anos, fundada em 1960, mesmo ano de nascimento de Ayrton Senna. A cidade também abrigou uma das maiores torcidas organizadas do piloto brasileiro, sobretudo na época dos títulos mundiais.
A TAS – Torcida Ayrton Senna – foi fundada em Brasília no dia 15 de maio de 1988 e, logo em seu primeiro ano, teve mais de mil adesões no Distrito Federal e mais de 18 mil associados em todo o País.
Devido ao grande número de inscritos em Brasília, membros da torcida brasiliense foram responsáveis por abrir filiais de fãs em outras capitais como: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, João Pessoa e Porto Velho.
Em 1988, ao ser entrevistado pelo Correio Brasiliense, o presidente da TAS em Brasília, Jurandir Amaral, falou sobre os objetivos da organizada que estava só começando na cidade que sempre foi apaixonada por carros e revelou três pilotos para a F-1: Alex Dias Ribeiro, Nelson Piquet e Roberto Pupo Moreno – todos eles não tendo nascido na Capital Federal (fundada apenas em 1960) mas com importante trajetória no automobilismo brasiliense.
Muita festa com carreatas e buzinaços eram frequentes nos domingos de manhã com vitórias de Senna em Brasília – mas isso, claro, também era bastante comum em dezenas de cidades por todo Brasil.