Tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna teve o início de sua trajetória na McLaren no Rio de Janeiro, cidade que completou 456 anos nesta segunda-feira (1). O Autódromo de Jacarepaguá foi palco em 1988 da abertura da temporada no dia 3 de abril. Quatro anos antes, Senna já havia estreado na F-1 na mesma pista com a Toleman.
A expectativa do público local em 1988 era de que Senna pudesse conquistar sua primeira vitória no Grande Prêmio do Brasil. A animação da torcida ficou ainda maior no dia anterior, quando Ayrton cravou a pole position com mais de meio segundo de vantagem para o segundo colocado do grid, que era o inglês Nigel Mansell.
Principal rival do brasileiro na temporada do seu primeiro título, Alain Prost era apenas o terceiro colocado na hora da largada. Logo após a volta de apresentação, antes mesmo da bandeira verde ser agitada, Senna sinalizou com as mãos que tinha problemas na McLaren. O piloto saiu correndo em direção aos boxes para pegar o carro reserva e mais uma volta de apresentação precisou ser realizada pelos carros.
Depois de acontecer o segundo procedimento de largada, Senna saiu atrás de todos os adversários acelerando bastante forte para tentar pelo menos entrar na zona de pontuação. O piloto da McLaren fez uma recuperação impressionante: ultrapassou grandes nomes como Thierry Boutsen, Michele Alboreto e Nelson Piquet até chegar na terceira posição, aproveitando também o abandono de Nigel Mansell.
Na 31ª volta, quando Senna pressionava Gerhard Berger na busca pelo segundo lugar, Ayrton foi desclassificado pelos comissários, que consideraram a troca de carro irregular antes da largada. Apesar da reclamação da McLaren e de Ron Dennis, o brasileiro precisou recolher o carro para os boxes.
Mesmo desapontado com aquele domingo, Senna se manteve bastante focado durante o ano e logo na prova seguinte conquistaria seu primeiro triunfo pela McLaren ao vencer o GP de San Marino. Ao todo, Senna triunfou em oito das 16 provas daquele ano. Prost, que venceu o GP do Brasil, ainda obteve outras seis vitórias em 1988 e ficou com o vice-campeonato mundial.