Um dos jogos mais conhecidos do mundo, o Tetris, está completando 32 anos neste 6 de junho. Criado na antiga União Soviética por Alexey Pajitnov, no ano em que Ayrton Senna entrou para a Fórmula 1, o game ficou marcado por viciar as pessoas que começavam a jogar.
O objetivo da diversão é simples: encaixar diversas peças (blocos) girando-as enquanto elas não tocam o solo. Quando uma fileira é preenchida completamente, ela some e você ganha pontos. A dificuldade é que, conforme o tempo passa, as peças começam a cair mais rápido e quando elas tocam o topo da tela, o jogador perde e precisa construir tudo de novo.
O site oficial de Ayrton Senna encarou o desafio de alguns fanáticos pelo jogo e listou algumas semelhanças entre o automobilismo e o game que marcou uma geração.
1- Quanto mais rápido melhor
O Tetris fica muito emocionante quando aumenta a velocidade, assim como Ayrton fazia em suas corridas e, principalmente, nas suas fantásticas voltas de pole position.
2- A arte de encaixar
Se no Tetris é preciso buscar sempre um encaixe perfeito para a sua peça, com Ayrton Senna não era diferente. O tricampeão era especialista em encontrar um espaço e ultrapassar. A famosa história: if you see a gap… (se você vê um espaço…)
3- Despertar o interesse dos japoneses
Mesmo tendo sido lançado na antiga União Soviética, foi no Japão onde o Tetris ganhou muitos adeptos que são fanáticos pelo jogo. Com Ayrton Senna foi da mesma forma. As conquistas dos seus títulos em Suzuka o transformaram em um verdadeiro ídolo dos torcedores japoneses.
4- Se adaptar nas plataformas
O Tetris já possou por computadores, Play Station, Super Nintendo, Game Boy e outras dezenas de plataformas, sempre carregando seu público fiel. Ayrton Senna fazia da mesma maneira. Seus fãs estão espalhados pelo mundo e, independente se fosse pista de rua ou autódromo, com chuva ou pista seca, o tricampeão sempre se adaptava nas diversas condições de asfalto.
5- Foco
O foco no Tetris precisa ser total porque qualquer descuido pode ser fatal, exatamente como no automobilismo – a arte da concentração é um dos grande méritos de Ayrton Senna na F-1.
6- Superação
Quanto mais horas de Tetris você jogar, mas irá querer melhorar sua pontuação. É um jogo que incentiva você a se superar. Ayrton não precisava de incentivo algum, ele já se cobrava muito em se superar, por isso conquistou tantas vitórias na Fórmula 1, sendo todas elas com esforço máximo até receber a bandeira quadriculada.
7- Dedicação para sair com a vitória
No Tetris, um descuido pode te fazer perder um jogo inteiro. Por isso, treinar exaustivamente é o segredo para o sucesso neste jogo, assim como na F-1.