Os projetistas e técnicos da Fórmula 1 sempre se empenharam em melhorar a performance do carro com motores e máquinas cada vez mais velozes. Mas somente este conjunto não torna um piloto campeão.

“Se o piloto não sabe desfrutar bem de todas as possibilidades do motor, esse trabalho é desperdiçado.” Ayrton Senna

A leitura que o motor oferece é o seu número de rotações por minuto, indicado no painel do carro. A potência máxima indica a força máxima do motor, que geralmente é alcançada após um certo número de rotações. Num carro de Fórmula 1, este indicador não é exatamente igual ao número de rotações máximo permitido pelo motor. Para evitar desperdício de força na aceleração, é importante saber: qual é a rotação máxima que se pode atingir?

Não basta apenas pisar no acelerador. A técnica que Ayrton Senna explica para a aceleração envolve um bom conhecimento do torque do motor e de sua potência. O acelerador deve estar acionado enquanto o motor contar os giros dentro do intervalo de torque máximo – isto é, o quanto o carro consegue ser “empurrado” – dando espaço para a troca por uma marcha mais longa quando este limite for batido.

“Conhecendo esses parâmetros e o regime de rotações correspondente, um piloto pode desfrutar da aceleração e de todas as qualidades de seu motor.” Ayrton Senna