A cidade italiana de Ímola, na região da Emilia-Romagna largou na frente para homenagear os 30 anos do legado de Ayrton Senna.

A exposição MAGIC. Ayrton Senna – Ímola 1994 – 2024 já está em cartaz e reúne 94 fotos em preto e branco que contam, através do olhar dos fotógrafos Angelo Orsi e Mirco Lazzari, os feitos inesquecíveis do piloto. As imagens também resgatam, com muita sensibilidade e atenção, o lado humano e íntimo do Ayrton.

Um dos fotógrafos, Angelo Orsi, era amigo de Senna. Ele conta que, graças à proximidade com Ayrton fora das pistas, conseguia capturar detalhes e nuances de forma precisa. Por isso, mesmo após três décadas, essas imagens se mostram verdadeiras e fazem com que o público reviva momentos da carreira e da vida do tricampeão.

A primeira visitação pública e abertura do espaço aconteceu no dia 21 de março, data do aniversário de nascimento do piloto e contou com a presença de fãs. A exposição está em cartaz no Museu San Domenico, localizado no centro de Ímola, e fica em exibição até o dia 2 de junho.

Mais informações estão disponíveis AQUI.

Pelas ruas da cidade

Mais homenagens ganham as ruas de Ímola. Nos principais pontos turísticos do centro da cidade, estão banners com a programação oficial e painéis de led que recriam elementos que fazem parte da história de Senna, como o capacete e a assinatura do piloto. No começo de março, uma coletiva de imprensa com a presença de autoridades da Fórmula 1, do governo Italiano e da Senna Brands anunciou o calendário de ações que vão marcar o ano de 2024.

Homenagens em Ímola
Crédito: Marco Panieri / reprodução

O cartaz oficial do Grande Prêmio de Fórmula 1 da Emília-Romagna, realizado no autódromo Enzo e Dino Ferrari, também presta um tributo ao legado de Senna. Na arte do traçado da pista, estão as listras com as cores da bandeira brasileira, que compõem o capacete usado pelo tricampeão.

Cartaz oficial do GP de Fórmula 1

Ao longo da carreira na Fórmula 1, Ayrton Senna soma 5 vitórias em solo italiano, sendo 3 em Ímola (88, 89 e 91) e 2 em Monza (90 e 92).

30 anos