No ano de 1982, Ayrton Senna já estava em seu segundo ano no automobilismo de monopostos, inclusive tendo conquistado já dois importantes títulos: FF1600 e FF2000. Mesmo assim, decidiu fazer mais uma disputa do Mundial de Kart, que naquele ano foi realizado na cidade de Kalmar, na Suécia, em 1982, sua última aparição no campeonato.

O grande adversário a ser batido era Mike Wilson, que viria a ganhar uma incrível sequência de seis títulos do Mundial de Kart entre 81 e 89, mas sequer chegou a disputar um GP de F-1. E com muitas modificações técnicas nos karts, como os motores 135cc e novos tipos de pneus, Senna perdeu terreno em comparação a seus concorrentes e não teve um resultado final tão bom.

O brasileiro ficou em 14º em seu último mundial e com isso optou de vez em focar sua carreira no ano seguinte 100% para o último degrau antes da Fórmula 1: a Fórmula 3 Inglesa – campeonato que viria a conquistar naquela temporada de estreia, para, já em 1983, testar pela primeira vez um carro de F-1 e, em 1984, alinhar no grid da principal categoria de automobilismo no mundo e garantir o destaque de sua trajetória de grande sucesso nas pistas.

(a imagem desta matéria é meramente ilustrativa)