Neste final de semana um brasileiro voltou a pilotar o Williams FW08C, primeiro carro de F-1 pilotado por Ayrton Senna. No Autosport Internacional, evento organizado pela revista inglesa Autosport, uma das mais respeitadas no meio do automobilismo, Felipe Massa exibiu o carro para os fãs em Birmingham, na Inglaterra.

“Foi uma verdadeira honra poder pilotar o FW08C hoje, especialmente por ter sido o primeiro carro testado pelo Ayrton”, disse Massa para a Sky Sports. “É um grande carro para pilotar, muito fácil de controlar, mas também muito fácil de sair para os lados. O barulho do motor é fantástico”, completou o vice-campeão mundial de 2008.

O FW08C foi utilizado na temporada de 1983, quando Keke Rosberg e Jacques Laffite eram os pilotos titulares da Williams. Destaque daquele ano na F-3 Britânica, Ayrton Senna foi convidado por Frank Williams, dono da equipe, para realizar um teste em Donington Park com o carro.

Ayrton deu várias voltas e cravou o recorde da pista para carros com motores aspirados: 1min00s5. O tempo surpreendeu todos os presentes no autódromo, porém a Williams já havia fechado contrato com seus dois pilotos para a temporada seguinte.

Mesmo competindo em vários finais de semana na F-3, onde sagrou-se campeão ao final de 1983, Ayrton ainda realizou testes na McLaren, Brabham e Toleman, equipe com que fechou contrato para estrear na temporada seguinte da F-1.