Em 9 de agosto de 1981, há exatos 35 anos, Ayrton Senna conquistou seu primeiro título correndo em monopostos. A conquista veio em Snetterton, na Inglaterra, válido pelo campeonato de Fórmula Ford 1600 da Royal Automobile Club.

A campanha de Ayrton Senna teve 4 vitórias (Oulton Park, Donington Park, Mallory Park e Snetterton), um segundo lugar (Silverstone) e um quarto lugar (Brands Hatch).

Na prova final, Senna corria na casa da fabricante do seu carro, a Van Diemen, em Snetterton. O brasileiro venceu superando seus grandes rivais da época: o argentino Enrique Mansilla, o mexicano Alfonso Toledano e o britânico Rick Morris.

Ainda em 1981, Senna conquistaria outro título de Fórmula Ford 1600. A liga Towsend Thoresen, a mais longa e importante da Inglaterra na categoria, sendo esta com uma rodada de antecedência no circuito de Thruxton.

Em entrevista para o jornalista Lemyr Martins, Senna confidenciou que seus títulos na Fórmula Ford se tornaram inesquecíveis, mesmo após a conquista do tricampeonato mundial de Fórmula 1. “Ás vezes, ainda penso que vivi na Fórmula Ford o tempo mais feliz da minha carreira de piloto”, disse Senna, em trecho do livro “Uma estrela chamada Senna”.

A afirmação de Ayrton não era para menos. Somando todas as suas corridas de 1981, foram 12 vitórias e cinco segundos lugares em 20 corridas disputadas. A sequência de conquistas viria em 1982 na Fórmula Ford 2000.