Uma série de homenagens a Ayrton Senna está marcando o GP de Mônaco de F-1 deste ano, que será disputado neste domingo: há exatos 30 anos, o brasileiro vencia pela primeira vez a corrida mais icônica da categoria, abrindo a sequência recorde de seis conquistas, até hoje imbatível. Nesta quarta-feira, o Príncipe Albert II, ao lado de Bianca Senna, fez a inauguração oficial de uma estátua do tricampeão mundial de F-1 na curva Fairmont, onde fica o hotel de mesmo nome onde também foi criada neste ano uma suíte temática batizada com o nome do piloto.

“Foi um dia emocionante para todos nós da família Senna e acredito para todos os fãs de Ayrton espalhados pelo Brasil e em outros países. O Príncipe Albert II é realmente um grande fã do meu tio e me contou do orgulho que teve em testemunhar suas corridas aqui em Mônaco, com tantas vitórias e até aquela famosa história da champanhe”, diz Bianca, sobrinha do piloto e diretora do Instituto Ayrton Senna, referindo-se ao gesto surpreendente de Ayrton em 1987 em celebrar de maneira efusiva no pódio e, quebrando o protocolo, ao envolver a família real de Mônaco no banho de champanhe do pódio.

Após a revelação da estátua para os mais de 70 jornalistas da mídia internacional presentes na curva Fairmont, Bianca e o Príncipe fizeram a inauguração oficial da suíte Ayrton Senna. Decorada com itens do piloto, como o capacete original daquele ano e o volante da Lotus 99T autografado, ela possui 90 metros quadrados e já tem ocupação reservada para este GP (parte da arrecadação foi doada para o Instituto Ayrton Senna).

A semana também terá uma exposição com itens especiais usados pelo piloto durante a carreira no Yatch Club de Monaco e no Paddock Club, onde ficam vários convidados da F-1. O pintor Armin Flossdorf também irá homenagear o tricampeão fazendo seis pinturas ao vivo, uma para cada vitória do brasileiro em Mônaco. Também foram exibidas para a imprensa internacional a nova coleção especial com roupas, acessórios e itens colecionáveis da Ayrton Senna Shop, bem como a primeira versão de uma moeda de euro comemorativa com o rosto de Ayrton Senna. Uma outra homenagem especial está nos telões espalhados pelo circuito de Monte Carlo com um vídeo sobre Senna.