A menor diferença em uma linha de chegada entre Ayrton Senna e Alain Prost aconteceu no GP da Hungria de 1988, quando os dois pilotos da McLaren disputavam a vitória em Hungaroring e ficaram separados por apenas 0s529 ao final das 76 voltas da corrida.
Essa prova teve um grande significado para Senna. O brasileiro, que conquistava ali sua 12ª vitória na carreira, conseguiu pela primeira vez empatar em pontos com Prost (66 a 66) na temporada e na sequência caminharia rumo ao inédito título mundial.
O trabalho de Senna na Hungria foi ainda mais difícil pelo fato do brasileiro ter precisado segurar diferentes adversários em sua traseira durante toda a prova. No início, Nigel Mansell tentou passar Ayrton e foi parar na caixa de brita com sua Williams. Riccardo Patrese, companheiro do “Leão”, também não teve sucesso ao tentar superar Senna e sofreu com o superaquecimento do carro.
Depois foi a vez de Thierry Boutsen, que chegou a ficar dois segundos atrás do brasileiro, mas foi ultrapassado por Prost na metade da prova. O francês largou apenas da sétima posição, mas tinha um ritmo de prova muito forte e, mesmo chegando em Senna, não conseguiu a ultrapassagem.
Além dessa disputa na Hungria, a diferença entre Senna e Prost foi inferior a 5 segundos na linha de chegada em apenas outras três corridas em que os dois rivais disputaram a vitória. Relembre:
GP de San Marino – 1988
Na primeira vitória de Ayrton Senna a bordo da McLaren, a diferença entre o piloto brasileiro e Prost ficou em apenas 2s334. Senna liderou a corrida de ponta a ponta e mostrou para o francês que a disputa pelo título mundial seria intensa até o final do ano após vencer em Ímola, palco da segunda etapa da temporada.
GP da Bélgica – 1989
A segunda menor diferença na história entre Senna e Prost na linha de chegada com os pilotos disputando a vitória aconteceu em Spa-Francorchamps. Mais uma vez Senna venceu de ponta a ponta, agora com a dificuldade da chuva, que molhou bastante o circuito belga no início da prova. Na linha de chegada, Senna cruzou com 1s304 de vantagem para Prost, que ficou apenas 0s520 na frente de Nigel Mansell, terceiro colocado com a Ferrari.
GP da Bélgica – 1990
Novamente na Bélgica, desta vez em 1990, a diferença entre Senna e Prost ficaria bem pequena na linha de chegada. O piloto brasileiro mais uma vez largou na pole position em Spa-Francorchamps e precisou ter bastante paciência, já que aconteceram acidentes nas duas primeiras largadas e somente a terceira foi validada. Ayrton chegou a abrir mais de 10 segundos sobre Prost na disputa pela vitória, mas o francês descontou na parte final da corrida e a diferença na linha de chegada foi de 3s550.
Confira alguns produtos da temporada de 1988: