No fim de 1982, Ayrton Senna realizou a sua primeira corrida na Fórmula 3 Inglesa no circuito de Thruxton, no Reino Unido, e venceu. No ano seguinte, em 1983, o piloto brasileiro brilhou no campeonato Britânico de F3, a última categoria que participou antes de ir para a Fórmula 1 e ganhou o título britânico há 37 anos atrás.
Senna correu pela equipe West Surrey e seu desempenho nas corridas abriu portas para a F1 naquele momento. Foi uma temporada de muitos duelos na Fórmula 3 entre Senna e Martin Brundle, com o brasileiro tendo um início de campeonato dominante e o britânico se recuperando do meio para o final da temporada. O título foi decidido na última prova da temporada, prova essa que Senna venceu, emendando anos consecutivos de conquistas após títulos na Fórmula Ford 1600 em 1981 e o da Fórmula Ford 2000 em 1982.
Senna conquistou 12 vitórias, 14 pódios e teve seis abandonos em 20 corridas da temporada de 1983 na F3, ou seja, Ayrton somente esteve fora do pódio quando não pôde completar a prova, mostrando que o talento puro estava ali dentro do cockpit.
Com o bom desempenho em 1983, surgiram algumas oportunidades para Senna testar carros de F1. O prêmio pelo título na F3 Britânica foi um teste em um F1 da McLaren-Ford Cosworth, e, além disso, durante a temporada daquele ano, Frank Williams convidou Ayrton para fazer o seu primeiro teste em um carro da F1, que ocorreu no tradicional circuito inglês de Donington Park.
Também houve outros convites, esses vindo da Brabham e o da Toleman. Isso porque, em 1983, várias equipes da F1 estavam de olho na ascensão da carreira de Senna na F3, porém, por conta dos contratos das equipes na época, existiam poucas vagas disponíveis de fato para o ano seguinte. Senna acabou fechando com a Toleman-Hart, estreando na F1 na primeira prova da temporada 1984, no GP do Brasil.