Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com apoio da Senna Brands, inaugura no dia 1º de maio uma série de atividades artísticas nas principais estações da companhia para homenagear os 30 anos do legado de Ayrton Senna. A trajetória nas pistas e a história de vida do piloto irão servir de inspiração para as criações dos artistas, catalogados pela Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo, por meio do Museu de Arte de Rua (MAR).

Ao longo dos meses, uma estação será contemplada com uma obra inédita. A Estação Brás iniciará esta série de exposições artísticas. No local, o argentino Santiago Panichelli, pinta um mural de 100 m² dedicado especialmente ao piloto. “Quando chegou este convite, pensei em uma imagem que não seja a clássica, ou seja, aquela figura de preferência com o capacete coberto e na postura de sucesso. Quero algo bem diferente disso. Vou mostrar um lado mais vulnerável, íntimo e de solidão, algo que nunca nem ninguém viu. A profissão dele por mais que tivessem muitas pessoas envolvidas, era muito ele com ele mesmo”, diz Panichelli.

Confira o processo de pintura do mural, divulgado pela CPTM:

Próximas estações

Após a Estação Brás, onde circulam cerca de 25 mil de pessoas por dia, será a vez da Estação da Luz, em junho; seguida pela Estação Corinthians-Itaquera, em agosto. Já a Estação Tatuapé será em setembro. E para finalizar, em outubro, será a vez da Estação Aeroporto-Guarulhos. Nesses locais, a trajetória do Ayrton será recontada por artistas que trazem perspectivas únicas para promover o acesso à arte e à cultura em espaços públicos.

“O Ayrton é fonte de inspiração por tudo o que ele representa dentro e fora das pistas. Essas obras de arte únicas aproximam os valores dele de milhares de pessoas e servem como um lembrete diário de que não podemos desistir dos nossos sonhos e devemos sempre buscar o melhor”, comenta Ana Simões, Diretora Executiva de Marketing da Senna Brands, empresa responsável por gerenciar as marcas ligadas ao piloto. “A homenagem proposta pela CPTM ao nosso ídolo também contribui para perpetuar o legado do Ayrton”, conclui.

Além das obras artísticas nas estações da CPTM, também terão totens digitais, com vídeos e exposições a cronologia da vida do piloto, além de imagens de suas 41 vitórias na F1.

A CPTM envolveu também os colaboradores e seus filhos nas homenagens ao Senna. Os pequenos, vestidos com macacões de pilotos de corrida, participaram das gravações dos vídeos que passarão nas redes sociais, todos vestidos com macacões de corrida confeccionados por colaboradoras voluntárias costureiras como parte do Projeto Linha da Moda Kits, promovendo práticas sustentáveis ao transformar antigos uniformes e tecidos descartados em novas peças para uso.

Os momentos especiais por trás das câmeras do projeto “Senninha” foram registrados e a companhia vai compartilhar as fotos e o da empresa presenteará cada família participante do projeto com quadros emoldurados contendo as respectivas fotos. 

“Cada vez mais queremos construir parcerias que ofereçam o diferencial na Jornada do Cliente da CPTM e a parceria com a Senna Brands, em especial, além de incentivar a arte, ainda homenageia o maior ídolo brasileiro – e do mundo – do automobilismo, admirado até hoje. Levar a memória e o legado de Ayrton Senna para dentro das estações é uma forma de enriquecer a experiência dos passageiros. Acreditamos que a arte, a cultura, a educação, a saúde e os serviços de utilidade pública são instrumentos de acesso à cidadania. E nossos espaços estão prontos a receber ações de interesse geral”, informa Pedro Moro, presidente da CPTM.

30 anos