Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

Após conquistar duas vitórias, seis pódios e sete poles apenas na sua segunda temporada de F-1, Ayrton Senna recebeu o prêmio de Esportista do Ano, entregue pela Revista Placar em fevereiro de 1986, referente aos grandes resultados do piloto brasileiro na temporada de 1985, seu primeiro ano com a Lotus.

O júri foi composto pelos leitores da Placar, revista especializada em futebol. Foram 151 atletas indicados e o piloto teve 1934 votos. O segundo lugar ficou com Muller (1537 votos), jogador do São Paulo na época, e o pódio de atletas foi completado foi Romeritto, craque do Fluminense (1391 votos).

Troféu recebido por Ayrton Senna na premiação da Placar

Em uma segundo júri, este composto por jornalistas de todo o País, nova vitória de Ayrton Senna: 327 votos, enquanto Muller novamente foi o segundo com 276.

A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada no extinto Clube Gallery, localizado na época no bairro Jardins, em São Paulo. Feliz por receber o prêmio, Ayrton Senna mostrou-se honrado por ter sido escolhido tanto pela imprensa quanto pela votação de assinantes.

“Não é fácil para um piloto ganhar um prêmio tão valioso no País do futebol. A partir de agora, tenho mais um motivo para dar aos brasileiros o título de campeão mundial da F-1”, disse Senna, que cumpriria a promessa em 1988 com a McLaren.

Capa da Revista Placar