Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

O Dia do Jornalista é comemorado em duas datas no Brasil: neste dia 29 de janeiro e também no dia 7 de abril. Dentre vários jornalistas que tiveram uma convivência com Ayrton Senna, alguns se destacaram por acompanharem fases marcantes da carreira do tricampeão mundial de Fórmula 1. Por isso, relembramos algumas entrevistas que ficaram na memória dos fãs e desses profissionais que acompanharam de perto a trajetória do ídolo brasileiro.

Reginaldo Leme – Primeiro teste de Senna na F-1 – TV Globo (1983)
A primeira entrevista de Ayrton Senna após seu primeiro teste a bordo de um Fórmula 1 foi para Reginaldo Leme, único jornalista brasileiro a cobrir o célebre teste com a Williams de 1983 em Donington Park.

Ernesto Paglia – Interlagos – TV Globo (1994)
Enersto Paglia teve um privilégio para poucos: dirigir ao lado de Ayrton Senna na pista de Interlagos e, logo depois, ver o piloto acelerar no mesmo carro. As voltas foram realizadas com o Safety Car do GP do Brasil de 1994.

Roda Viva – TV Cultura (1986)
A entrevista concedida por Ayrton Senna ao programa Roda Viva, da TV Cultura, é considerada a mais famosa entrevista com o piloto. Na época, Senna era da equipe Lotus e respondeu perguntas sobre diversos assuntos levantados por jornalistas renomados como: Galvão Bueno, Reginaldo Leme, Marcelo Rezende, Castilho de Andrade, entre outros.

Marcos Uchôa – GP Brasil de 1993 – TV Globo
Após a segunda vitória de Ayrton Senna no Grande Prêmio do Brasil, Marcos Uchôa foi o responsável por iniciar a entrevista oficial depois da corrida. O repórter da Globo ficou frente a frente com Senna, Damon Hill e Michael Schumacher.

Silvia Vinhas – Firebird (EUA) – Teste com a Penske – TV Bandeirantes (1992)
Não é todo dia em que se pode entrevistar dois campeões mundiais lado a lado. Silvia Vinhas teve essa oportunidade ao conversar com Ayrton Senna e Emerson Fittipaldi nos Estados Unidos, quando o tricampeão mundial de F-1 experimentou o carro da Indy.

Luiz Fernando Lima – GP Brasil de 1991 – TV Globo
Com Ayrton Senna exausto após uma prova histórica e dramática em Interlagos, Luiz Fernando Lima entrevistou o piloto e ouviu o resumo do tricampeão sobre a emoção de vencer pela primeira vez em território nacional.