Ayrton Senna inspira muitos artistas musicais a produzirem trilhas sonoras sobre a sua carreira. É bem verdade que o piloto brasileiro apreciava mais cantores do gênero pop como Michael Jackson, Madonna e Tina Tunner, mas sempre foi fã do Queen, sua banda de rock preferida.
Neste 13 de julho, Dia Mundial do Rock, confira cinco músicas inspiradas nos títulos, vitórias e na história de Ayrton Senna:
1- Os Pontos Negros – “Senna”
A banda “Os Pontos Negros” é de Portugal, país onde Ayrton Senna venceu pela primeira vez na Fórmula 1 (1985) e morou por alguns anos. A música fala que o mundo precisa de mais pessoas com o espírito de Ayrton Senna e traz um refrão com uma certa provocação a Michael Schumacher. Ouça logo abaixo.
2- Grandphone Vancouver – “A Rush Through The River”
Em um clipe emocionante, a banda paraibana Grandphone Vancouver relembra trechos vitoriosos da carreira de Ayrton Senna na música “A Rush Through The River”. O clipe ainda recria a imagem de Senna voltando para o box após o acidente de San Marino em 1994, uma cena que todos os brasileiros gostariam de ver.
3- Blazing Dog – “Deus ex machina”
A banda Blazing Dog é formada por um quintento de Brasília e se inspirou em Ayrton Senna para compor a trilha “Deus ex machina”. A música, assim como a banda, tem uma pegada mais no estilo “heavy metal” e a letra lembra que a determinação e a paixão de Senna pelo que fazia era o principal trunfo para ele atingir suas principais conquistas.
4- Saxon – “Warriors of the Road”
A Saxon é uma banda britânica, onde o vocalista (Biff Byford) é um grande fã de Ayrton Senna e de Fórmula 1. Neste clipe abaixo, criado por um fã, “Warriors of the Road” (Guerreiros da Pista) relembra momentos históricos da carreira do tricampeão mundial de Fórmula 1: o GP de Mônaco de 1984, a primeira vitória em Portugal no ano seguinte, o duelo com Prost e por fim a vitória no GP Brasil de 1991.
5- Guns N Roses – “Tema da Vitória” (Versão Rock)
O grupo norte-americano liderado por Axl Rose fez uma homenagem a Ayrton Senna na terra natal do piloto brasileiro. Em 2014, diante de 22 mil pessoas no Anhembi, o guitarrista Bumblefoot tocou uma parte da música que embalava as conquistas do piloto nos domingos de F-1, o “Tema da vitória”.