Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

O 17° Concurso Nacional do Museu da Imprensa teve Ayrton Senna como fonte de inspiração para a categoria Desenho, disputada entre alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental . O tema “Ayrton Senna visita o Museu da Imprensa” teve Érico Henrique da Silva Vasconcelos Filho como vencedor.

O garoto de Ceilândia-DF transformou uma impressora plana de 1895 em um carro de Fórmula 1 conduzido pelo piloto brasileiro, repetindo seu gesto consagrado de acenar para o público, com a bandeira nacional na mão ao término de mais uma vitória.

O segundo lugar ficou com Geovana Ramos Pereira, de Taguatinga-DF. Ela desenhou Senna com o capacete em baixo do braço, ao lado de uma impressora de convites e cartões fabricada em 1920 e conhecida como Tip Top.

Em terceiro lugar, o desenho de Guilherme Galdino Bacelar mostra o tricampeão mundial vestido em um macacão vermelho, admirando a beleza da máquina de pautar linhas para cadernos, produzida em 1925.

O certame é uma iniciativa da Imprensa Nacional, órgão vinculado à Casa Civil da Presidência da República. Além de despertar nos estudantes o interesse pela visitação a museus e instituições históricas, o objetivo do concurso é estimular os trabalhos de pesquisa e produção intelectual e artística nas instituições de ensino de todo o país. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal, com as parcerias da Associação Transparência Municipal e da Associação dos Servidores da Imprensa Nacional-Asdin. Além dos alunos, os professores também foram premiados.